A época natalícia é por tradição um período de festa, no qual é comum as trocas de presentes. Mais um Natal se aproxima, e se não quer deixar de oferecer uma lembrança, tendo em conta as melhores decisões para a sua carteira, ficam aqui algumas dicas de como poupar nas prendas e na preparação do Natal.
1. Compare Preços
É uma das melhores formas de poupança nesta quadra. Depois de decidir o que quer oferecer passe em algumas lojas para comparar os preços em artigos semelhantes. Também pode usar a Internet para pesquisar e comparar preços.
2. Aproveite os Descontos
Quer oferecer um jantar romântico ao seu parceiro, um workshop de dança à sua melhor amiga ou uma massagem à sua irmã? Os sites de desconto são um excelente meio para adquirir estas experiências, com descontos que podem chegar aos 90%. Poder usar por exemplo o agregador de descontos wOne.pt para pesquisar e encontrar descontos para os presentes ideias.
3. Reutilize os Enfeites de Natal
Em vez de comprar enfeites de Natal novos todos os anos, vá alternando os que tem: este ano use apenas as decorações douradas e vermelhas, deixando as prateadas e verdes para o ano seguinte e assim sucessivamente. Não só poupará dinheiro, como ficará com uma nova decoração de Natal todos os anos.
Outra boa forma para poupar nas decorações Natal é fazer os seus próprios ornamentos. Por exemplo, enfeite a árvore de Natal com bolas e estrelas feitas pela família. Para além de poupar, ainda aproveitará o tempo para se divertir com as pessoas que mais gosta.
Na mesa de Natal, seja criativo e enfeite a mesa também com elementos festivos que já possa ter. Desde taças recheadas de avelãs e chocolates de Natal, a pinhas como marcadores de lugar, não há limites para a criatividade… e para a poupança!
4. Ofereça em Conjunto
Ofereça presentes de Natal em conjunto com outras pessoas: por exemplo, junte-se aos irmãos para comprar o presente dos pais - o valor é dividido entre todos e todos poupam dinheiro. Em alternativa, em vez de dar um presente ao irmão e outro à cunhada, ofereça um presente ao casal.
5. Defina o Orçamento
Elabore um orçamento de Natal e mantenha-se fiel ao mesmo. Desta forma irá gerir melhor o seu dinheiro e evitar surpresas com gastos além do valor desejado.
6. Seja Racional com a Energia
O Natal é uma época de muitos gastos, também a nível energético. Uma boa forma de poupar energia (e dinheiro) é não utilizar muitas iluminações de Natal, uma vez que baixar o consumo de aquecedores poderá ser desaconselhável, devido ao tempo frio. Desta forma o seu Natal será também mais verde, poupando energia e ajudando o ambiente.
7. Poupe nos Banquetes
Seja moderado nas quantidades. Não cozinhe grandes banquetes mesmo que receba toda a família em casa. Faça apenas refeições e sobremesas essenciais da época em quantidades moderadas. Não só poupa na carteira como também na balança!
Cozinhe mais. Em casa opte por fazer mais e comprar menos fora, nomeadamente bolos. Poderá realizar um intercâmbio com os seus vizinhos/familiares, uns fazem as azevias e os outros as rabanadas.
8. Compre com Antecedência
Tendo em conta que muitos são os que deixam a compra das prendas para “a última da hora”, se for com antecedência às compras terá mais opções de escolha. O tempo pode ser o seu melhor aliado, pois quanto mais cedo começar a pensar nas suas compras menor será a pressão na altura da grande escolha. Muitas vezes o presente perfeito não é o mais caro, mas sim o mais difícil de encontrar. Quanto mais tempo tiver para as compras, menos dinheiro irá gastar, pois tem tempo que sobra para escolher o melhor e mais em conta.
Boas Compras e Bom Natal!